Quartzo

Caraterísticas do Quartzo

Considerado por muitos o sal da indústria, o quartzo permite agregar valor a uma variedade infindável de produtos, que vão desde as indústrias de cerâmica, vidreira, construção civil, borracha, e outras de alta tecnologia, como sendo a relojoaria, ótica, fotovoltaica, eletrónica, fibra ótica, e ainda cosmética e farmacêutica, e até alimentar.  

Na escala de Mohs, que quantifica a dureza dos minerais numa escala de 1 a 10, o quartzo apresenta o grau 7 de dureza, sendo apenas ultrapassado pelo topázio, Corindon, (safiras e rubis) e pelo diamante. 

O quartzo destaca-se também pelas suas caraterísticas antioxidantes, e pode apresentar-se na forma cristalina ou de aspeto leitoso. 

Processo de Extração

As nossas minas são a céu aberto, sendo o processo de extração à superfície da crosta terrestre, onde se revelam os filões de quartzo, em depósitos aflorantes, no meio natural. O desmonte é feito em bancadas, até à profundidade que se mostre economicamente viável.

A extração faz-se com a ajuda de equipamentos pesados, designadamente dumpers, máquinas giratórias e outros equipamentos. Nas minas, é feita uma pré-seleção, sendo rejeitado, logo à partida, todo o material que se mostre de fraca qualidade.

Posteriormente, é transportado para a unidade industrial, sendo este pesado e descarregado na tolva, para ser de imediato britado. Durante o processo de britagem há logo uma separação entre o quartzo que vai entrar no processo de transformação e o rejeito. Este último é composto por terras, areias e por quartzo com medidas abaixo das granulometrias pretendidas.

O quartzo que vai entrar no processo de transformação passa, de seguida, pelo lavador e é armazenado em silos de grande capacidade.

Dados estes passos, o quartzo que vai entrar no processo de moagem, passando por modernos separadores óticos, onde é feita uma seleção, com cerca de 95% de eficiência, o que não elimina totalmente uma segunda revista manual. Contudo, o uso de recursos humanos, nesta etapa, é muito reduzido.   

Depois do processo de secagem, o produto é moído e tamisado e, na linha de enchimento, é feita a separação por granulometrias, a pesagem, e o embalamento em “big-bags”, com cerca de 1,200 Kg. Segue-se o armazenamento. 

A linha de enchimento está preparada para o enchimento de big-bags, uma vez que é o formato que melhor responde às necessidades dos nossos clientes. Contudo, estamos sempre a crescer e a reinventar-nos, pelo que sentimos e tentamos atender às necessidades de melhoria, que vão surgindo.

Esta necessidade, em particular, já foi sentida, e a sua resolução está em curso e passa pela instalação de uma nova linha de enchimento, para ensaque até 25kg.

Precisa de mais informações ou esclarecimentos?

Contacte o nosso Departamento Técnico

Saiba Mais

A QUARPOR possui laboratórios próprios, excecionalmente bem equipados, com recurso a equipamentos relevantes para análise e avaliação dos materiais com que trabalhamos. É possível a avaliação de amostras, através de ensaios, para determinação qualitativa e quantitativa dos parâmetros químicos e mineralógicos.

Está prevista a sua certificação, com o objetivo de validar resultados internamente, sem recurso a entidades externas, e poder prestar serviços de análise, quando requisitados.